Fotógrafa

Digital

ATENÇÃO! A VENDA Livro Fotográfico/Histórico: " Fotos contam uma história de Portugal em Pelotas"

02 junho 2008


Doze dicas para utilizar com cuidado seus cartões de memória
By Techfotos
Criado 11/13/2007 - 11:21
Aqui estão 12 dicas de como usar e cuidar de seus cartões de memória, preservando a imagem fotográfica e seu trabalho durante uma saída fotográfica ou um projeto para um cliente.

1. Imagens que apagam acidentalmente? Pare de fotografar! Se você tiver um desastre e acidentalmente apagar as imagens ou receber uma mensagem de erro sobre o cartão, pare de utilizar o cartão de memória imediatamente. Nem tudo é perdido durante estes episódios, e existem ferramentas no PC que permitem a recuperação dos dados já gravados. Se você continuar a utilizar seu cartão mesmo assim, as chances são que você irá sobrescrever o que existe lá, e ainda perder novas imagens.
2. Exclua as imagens no seu computador e não na câmera Apagar as imagens do seu cartão enquanto o cartão está em sua câmera, pode realmente prolongar o tempo de vida de seu equipamento. A regra é que quanto menos você mexer com dados diretamente no cartão, melhor. Passar as imagens para o computador e depois limpar o cartão significa executar apenas 1 ciclo, em vez de vários ciclos necessários para gravar e apagar as imagens individualmente. Lembre-se que a vida útil de um cartão é medida em ciclos!
3. Remover os cartões do computador sempre usando a função “remover com segurança” Após o upload imagens para o seu computador, certifique-se de seguir o procedimento adequado para ejetar o cartão antes de removê-lo do seu leitor de cartões. Este procedimento indica aos dispositivos que a “conversa” entre os dispositivos terminou, fechando as sessões e evitando erros futuros de arquivo.
4. A união faz a força
Utilizar mais de um cartão quando se fotografa é melhor do que usar um só cartão com uma grande capacidade. Isto significa em termos práticos, que se um cartão der problema, você tem outros para fotografar, e suas imagens não serão totalmente perdidas. Além disso, cartões de grandes capacidades (8GB em diante) tendem a dar mais problemas devido ao tipo de formatação de arquivos necessária para seu funcionamento.
5. Evite “encher” seus cartões completamente
Não se sabe ao certo o motivo, mas em algumas marcas de cartão, enche-los até o máximo da capacidade normalmente ocasiona erros de leitura, principalmente nas últimas fotos. Alguns entendidos explicam que a câmera somente tem o calculo exato do tamanho da imagem depois de fotografá-la, e se o cartão estiver em seu limite, somente parte da imagem será gravada, e você perderá informações.
6. Formate seus cartões periodicamente
É importante fazer periodicamente uma formatação de seu cartão, preferencialmente na máquina em que será utilizado. Isto irá limpar todos os dados, imagens, arquivos no cartão e configurá-lo novamente para a câmera, prevenindo erros futuros. Formatar os cartões em sua câmera é muito importante, pois cada equipamento tem uma estrutura de arquivos diferentes. Se você usar um cartão formatado em uma Canon na Fuji, mais cedo ou mais tarde você terá erros. Se isto acontecer, faça a formatação do cartão na nova câmera.
7. Mantenha sua câmera desligada durante a remoção do cartão
Como existe transferência de informações e principalmente corrente entre a câmera e o cartão, sempre que possível remova o mesmo somente com a câmera desligada. Isto previne descargas de energia desnecessárias, problemas com estática e até perda de informações.
8. Mantenha sua câmera sempre atualizada
Os fabricantes de câmeras sempre colocam a disposição firmwares (atualizações) de tempos em tempos. Mantenha sua câmera sempre atualizada, pois muitas vezes estes firmwares servem para corrigir problemas de desenvolvimento e de comunicação com os cartões.
9. Troque de cartões periodicamente
Mesmo com o grande aumento da vida útil dos cartões, é sempre bom substituí-los após o uso intensivo. Com os preços em queda, esta tarefa não é mais tão onerosa.
10. Não desligue a câmera logo após uma foto
Isto é muito útil para aquelas pessoas que gostam de usar a câmera tirando múltiplos frames por segundo. Logo após tirar uma foto, a câmera leva um tempo entre a captura e gravação completa dos arquivos. Se você desligá-la de forma apressada, você pode interromper a gravação dos arquivos, que ficarão corrompidos. Além disso, a câmera pode “zerar” as datas e horas, fazendo com que as fotos sejam sobrepostas.
11. Manutenção
Mantenha seu cartão seco e limpo, não exponha a temperatura extrema, não deixe cair, não dobre ou fure. Cuidado com imãs. Regras básicas que devem ser lembradas a todo o momento. A Conservação de cartões que não estão em uso deve ser feita com um invólucro plástico, para proteção extra.
12. Prepare-se para perder o seu cartão Cada vez mais reduzidos, as chances de perder seu cartão são grandes. Não desanime. Identifique o cartão com seus dados (se ele for muito diminuto, o conselho que eu vi é sempre fazer a primeira foto de seu cartão de visitas). Se alguém honesto encontrar, as chances são de recuperação.
Adaptado e traduzido do artigo original da Photography School

Nenhum comentário:

Pelotas

Pelotas